CMN

Network

...
...

Trailer da Semana

Cidade dos Ossos | Critica


NOTA: 8.0

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos 
EUA, Alemanha - 23 de Agosto de 2013
Fantasia, Ação, Aventura - 2h 09 min.
Sony Pictures





   Atualmente tudo o que é feito em Hollywood e empurrado para as massas são adaptações, refilmagens e continuações. Os Instrumentos Mortais: A Cidade dos Ossos se encaixa num desses derivados, o dos filmes baseados em sucessos (de variados níveis) literários infanto-juvenis. Porém, para cada adaptação que dá certo financeiramente (vide Harry Potter, Crepúsculo e Jogos Vorazes), temos também as que naufragam ou as que funcionam o suficiente para gerar continuações, mesmo que aos trancos e barrancos (As Crônicas de Nárnia e Percy Jackson).
     Para não dizerem que eu desprezo completamente o subgênero das adaptações literárias juvenis, Harry Potter é uma grande série cinematográfica, e Jogos Vorazes despertou minha atenção para esse novo e cruel mundo. Fui também um dos poucos defensores do fracasso Dezesseis Luas (superior a Crepúsculo) e levo fé em Ender´s Game – O Jogo do Exterminador, que estreia no fim do ano. Dito isso, posso afirmar também que não existe muita defesa para o primeiro capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.
      Baseada na série de livros criados pela americana Cassandra Clare, essa adaptação é mais uma que tenta desesperadamente pegar carona no sucesso dos filmes citados. E chega para provar que qualquer livro de fantasia atual mirado aos jovens será adaptado para o cinema. Clary é uma adolescente como outra qualquer. Até que um belo dia descobre que sua vida toda foi uma mentira, e tudo ao redor não é o que ela sempre imaginou. Clary é uma predestinada, e ao mesmo tempo em que descobre seus grandes poderes sobre-humanos, é apresentada a um novo mundo mágico. Soa familiar?
Mesmo com tanta coisa repetida, e com a tentativa desesperada de fazer sucesso, o filme surpreende, há em certos pontos de exagero na história, como por exemplo o fato de misturar de tudo, vampiros, lobisomens, demônios, anjos, feiticeiros, portais mágicos e muita magia. Outro fator que também desaponta um pouco e os momentos de grandes lutas e batalhas, com filmagem escura, momentos rápidos de mais e até confusos.        Mas mesmo assim seus olhos irão ficar presos e encantados com a história,  o filme ligado ao fans dos livros ira surpreender mais ainda, pois foi muito bem adaptado e com certeza terá os outros livros da saga também adaptados, só esperamos que não seja um final horrível como o do 'Crepúsculo', que por sinal, tem seu lugar em jogo, já que produtoras tentam cobrir o buraco deixado pela saga com outras sagas que não pegaram, como 'A Hospedeira' que mesmo tento uma historia totalmente inovadora e sendo um ótimo filme, não terá sequencia e não conquistou tantos fans, o mesmo aconteceu com 'Dezesseis Luas', que também não emplacou, mas eu ainda acho que pode fazer sucesso, só precisa ter a sequencia, no caso em 'Dezessete Luas' uma coisa mais chamativa, alias, pra quem não se lembra, o primeiro filme da saga Crepúsculo só começo a faze sucesso cerca de um ano apos o lançamento do primeiro e não havia chamado tanta atenção.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario