CMN

Network

...
...

Trailer da Semana

Percy Jackson e os Olimpianos




Publicação: 2005 - 2010
Autor: Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega





- Livros -

   
 

Percy Jackson & the Olympians (no Brasil, Percy Jackson & os Olimpianos) é uma série literária composta por cinco livros de aventura e fantasia, escritos pelo estadunidense Rick Riordan, que retrata a mitologia grega no século XXI.1 O personagem principal da série é Percy Jackson, que descobre ser um meio-sangue filho de Poseidon, deus do mar. Além dele, outros personagens notórios são Annabeth Chase, filha de Atena, Grover Underwood, um sátiro adolescente, Thalia Grace, filha de Zeus, e Luke Castellan, filho de Hermes. Todas as ilustrações oficiais da série foram feitas por John Rocco.

Mais de vinte milhões de cópias dos livros já foram vendidas em mais de trinta e cinco países.

Desde maio de 2007, a série está entre as mais vendidas na lista de séries best-sellers do jornal estadunidense The New York Times, totalizando até outubro de 2013, 310 semanas. O primeiro livro da série foi adaptado para os cinemas em 2010, com Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief, tendo sido um sucesso comercial, mas recebendo críticas mistas. Uma adaptação do segundo livro, intitulada Percy Jackson: Sea of Monsters, foi lançada em 2013. Os dois filmes foram produzidos pela 20th Century Fox, que adquiriu os direitos de adaptação da série, antes mesmo do lançamento dos livros. O sucesso da série Percy Jackson acabou culminando em uma outra série, uma continuação, intitulada de The Heroes of Olympus, que além de mitologia grega, envolve também mitologia romana em seu enredo, que contém entre os personagens, alguns de Percy Jackson & the Olympians.

Enredo

O Ladrão de Raios
The Lightning Thief

Detalhes: A primeira cópia do livro foi lançada no dia 1 de julho de 2005 pela Miramax Books, com 384 páginas, e no idioma inglês americano. O primeiro livro da série introduz Percy Jackson, um garoto de 12 anos com TDAH e dislexia. Percy estuda na Academia Yancy, uma escola de primeiro grau para crianças problemáticas. O livro começa com Percy e seu melhor amigo, Grover Underwood, junto a outros colegas de classe em uma excursão escolar a um museu. No museu, Percy é atacado por uma criatura mitológica conhecida como Fúria, que estava disfarçado como sua professora de iniciação à álgebra, a Sra. Dodds. Percy mata a Sra. Dodds com uma espada poderosa chamada Anaklusmos, ou Contracorrente, que está disfarçada como uma caneta. O Sr. Brunner, seu professor de latim, a jogou para Percy. Após a Sra. Dodds estar morta, todo mundo se comporta como se ela nunca tivesse existido, o que, sem o conhecimento de Percy, é por causa da Névoa, uma aura mágica que pode manipular os pensamentos e as memórias dos mortais. Então, a caminho de casa no final do ano com Grover, Percy vê três velhas cortando um fio. Isso perturba Grover, e ele começa a resmungar coisas estranhas. Percy vai para casa, abandonando seu amigo Grover Underwood, e confronta seu padrasto Gabriel "Gabe" Ugliano. Percy retrata seu padrasto como um homem feio com idade perto dos quarenta anos e com um odor estranho. Após brigar com o padrasto, ele vai de férias para Montauk com a sua amada mãe, Sally Jackson, mas as condições meteorológicas ficam terríveis. Percy diz para sua mãe o que tinha visto na viagem escolar após Grover aparecer, irritado. Sua mãe, juntamente com Grover, que se revela um sátiro, leva-o para o Acampamento Meio-Sangue, um acampamento localizado ao redor de Nova Iorque para semideuses, crianças com o pai ou a mãe sendo algum deus do Olimpo. No caminho para o Acampamento Meio-Sangue, eles são atacados pelo Minotauro, que mata sua mãe. Percy, por sua vez, mata o Minotauro. Após a luta, Percy leva Grover desacordado ao Acampamento Meio-Sangue.
    No acampamento ele conhece Annabeth Chase, uma filha de Atena, e, surpreendentemente, o Sr. Brunner, que é na verdade Quíron, um centauro e diretor de atividade do acampamento. No acampamento existem 12 chalés, que correspondem aos doze deuses do Olimpo. Percy fica no chalé de Hermes, um lugar onde semideuses não reclamados ficam. Não muito tempo após sua chegada, Poseidon, o deus do mar, reclama Percy como seu filho durante um jogo de capturar a bandeira. Ele é colocado no chalé de Poseidon, onde é o único residente. Percy recebe tratamentos estranhos dos campistas por ser um filho de um dos Três Grandes, Zeus, Hades e Poseidon. Percy é então acusado de roubar o Raio Mestre de Zeus, então são dados a ele, Annabeth e Grover, 10 dias para devolver o raio para o Monte Olimpo, (que por sua vez é atualmente localizado no Empire State Building) a fim de impedir uma guerra entre os deuses e salvar sua mãe, já que Percy descobre que ela está no Mundo Inferior. Eles vão a uma missão nos Estados Unidos e encontram vários monstros no caminho, como a Medusa, Equidna, e outros. É revelado que Luke, filho de Hermes, que fez amizade com Percy no acampamento, e Ares, deus da guerra, roubou o raio para Cronos que está tentando subir do Tártaro. Eles conseguem voltar ao acampamento no final do livro, onde Percy toma a decisão de ficar em casa durante o ano, e só ir para o acampamento durante o verão, contra a vontade da Quíron.


O Mar de Monstros
The Sea of Monsters

Detalhes: O The Sea of Monsters é o segundo da série, e sua versão original foi lançada em 21 de março de 2006. Percy e seu meio irmão, Tyson são atacados por Lestrigões no início do livro, mais tarde, no final da batalha, é revelado que Annabeth está lá, e algo terrível aconteceu no Acampamento Meio-Sangue. A árvore de Thalia, a fronteira mágica de Acampamento Meio-Sangue, foi envenenada. Isto tem quebrado as barreiras que impedem a entrada de monstros Acampamento Meio-Sangue. Quíron é acusado pelo envenenamento porque ele é o filho de Cronos e é demitido do acampamento. A única coisa capaz de livrar a árvore de seu veneno é o Velocino de Ouro, que está localizado na ilha de Polifemo, no Mar de Monstros, também conhecido pelos mortais como o Triângulo das Bermudas.
       Clarisse La Rue, a filha de Ares e rival de Percy desde seu primeiro dia no Acampamento Meio-Sangue, recebe a missão de ir para o Mar de Monstros para encontrar o Velocino de Ouro. Percy, Annabeth e Tyson fogem para começar a sua própria busca, não apenas para o Velocino de Ouro, mas para encontrar seu amigo Grover Underwood, que está preso na caverna de Polifemo. Eles navegam sobre o Princesa Andrômeda, um navio de cruzeiro comandado por Luke e suas forças. Luke os encontra, mas eles escapam na Baía de Chesapeake. Eles encontram a Hidra, e são salvos da morte por Clarisse, que aparece com o fantasma de uma guerra civil. Ela relutantemente aceita Percy, Annabeth e Tyson em seu navio. Quando entram no Mar de Monstros, eles têm que passar por Cila e Caríbdis. Em vez de tentar navegar entre os dois, Clarisse insiste em ir na direção de Caríbdis. O navio acaba por ficar à deriva, no caminho de Cila, que começa a comer a tripulação. O motor não aguenta a tensão e os golpes no navio. Todo mundo parece estar morto, exceto Annabeth e Percy, que ficaram em um bote salva-vidas antes da explosão. Eles continuam através do Mar de Monstros, onde Annabeth quase se afoga na Baía de Siren e Percy temporariamente torna-se uma cobaia nas mãos de Circe. Eles localizam a ilha de Polifemo, onde uma luta se segue, Clarisse e Tyson são revelados vivos. Todos eles lutam contra o gigante Polifemo e recuperam o Velocino.
    Quando eles retornam ao mundo mortal, eles enviam Clarisse em um avião com o Velocino ao acampamento sozinho. Percy, Annabeth, Grover e Tyson são seqüestrados por Luke . Em um duelo com ele, Percy é quase morto. Ele é salvo por Quíron, que é provado inocente, e seus parentes, os Pôneis de Festa. Quando eles retornam ao acampamento, o Velocino é colocado na árvore, onde ele não apenas revive a árvore, mas também Thalia. Acontece que este era realmente plano de Cronos, o feito de modo que ele teria outra chance de manipular a profecia que governa o futuro da Olimpo e os doze deuses olímpicos . No final, Percy e Annabeth ganham uma corrida de bigas e Annabeth beija Percy na bochecha. Então, em um sonho, Tyson recebe um convite de Poseidon para ir ao seu palácio subaquático para aprender mais sobre construir armas e armaduras.


A Maldição do Titã
The Titan's Curse

Detalhes: The Titan's Curse é o terceiro da série. Foi lançado em 1º de maio de 2007. Grover foi disfarçado para uma escola em busca de meios-sangues, e encontra dois irmãos poderosos, Nico e Bianca di Angelo. Nesta missão, eles são atacados por um manticora, mas são salvos pelas Caçadoras de Ártemis, que chegam a tempo de ajudar. Annabeth cai de um penhasco em uma tentativa de matar o manticore, e como Percy descobre mais tarde, de alguma forma sobreviveram e foram capturados por Luke. Bianca se une às Caçadoras e elas, junto com Nico, Percy, e Thalia, vão para o acampamento. Logo depois de chegarem ao acampamento, Percy descobre que Ártemis foi capturada também.
     A missão é emitido e um grupo é criado para ir à busca de Ártemis. No entanto, Percy não faz parte dessa busca. Grover, Thalia, Bianca e Zoë Nightshade, tenente de Ártemis, vão para resgatar Ártemis. Percy segue secretamente e logo se junta à busca como o quinto membro. Eles viajam para vários lugares, como a Represa Hoover e o ferro-velho dos deuses. No ferro-velho, Percy é visitado pela deusa da beleza e do amor, Afrodite, que diz a Percy que ela está muito interessada em um relacionamento entre Percy e Annabeth. No ferro-velho, Talos vem à vida devido a um roubo; o guarda gigante de bronze mata Bianca em sua tentativa de suicídio para salvar seus amigos. Eles ficam sabendo que Atlas, uma Titã poderoso, escapou de sua punição de segurar o céu, na Montanha do Desespero, na Califórnia no Monte Tamalpais, colocando Annabeth em seu lugar, e eventualmente, Ártemis. Ele tem a intenção de impedir o sucesso da missão dos heróis, especialmente Percy e seus amigos, porque eles estão viajando com Zoe, sua filha, menos favorita. Eles o derrotam, e Zoe morre devido um ataque de seu pai.
      Durante o solstício de inverno, Thalia substitui Zoë como tenente de Ártemis em uma reunião com os deuses em que decidir se iria matar Percy e seus amigos. A escolha de Thalia como uma tenente de Ártemis garante que ela nunca chegará aos 16, escapando assim da profecia, mas deixando Percy como o único que pode cumpri-la, levando-o a ser uma ameaça para os deuses. Felizmente, Percy e seus amigos continuam vivos. Percy, Annabeth, Grover e Thalia, em seguida, comemoram a vitória de derrotar Atlas e tudo o mais que os heróis tinham realizado. Mas assim que eles retornam, Nico recebe a notícia sobre a morte de Bianca. Ele culpa Percy, acusando-o de não conseguir protegê-la, como havia prometido. Quando uma rachadura no chão, aparece, e os mortos saem, Nico acha que Percy agora está tentando matá-lo também. Nico diz aos mortos para sair e eles são banidos para o Mundo Inferior, Nico, então foge. Percy percebe que Hades é o pai de Nico. Percy, Annabeth e Grover acham que isso pode ir contra a promessa de os Três Grandes, que diz para nunca ter filhos semideus, mas percebe imediatamente que os dois irmãos estavam no Hotel Lótus e Cassino (onde o trio esteve no primeiro livro, onde o tempo é inexistente, e se perde o controle de tempo completo), antes do pacto entre os Três Grandes foi alguma vez feito. Assim, Nico ainda é uma parte da profecia, e Percy tem que esconder a filiação de Nico, no caso de Luke tenta recrutá-lo para manipular a profecia a vantagem Cronos.


A Batalha do Labirinto
The Battle of the Labyrinth

Detalhes: The Battle of the Labyrinth é o quarto livro da série. Foi lançado em 6 de maio de 2008. Depois de ser atacado por líderes de torcidas monstros em sua nova escola, Percy retorna ao Acampamento Meio-Sangue e aprende sobre "O Labirinto", parte do palácio do rei Minos, em Creta que, segundo a mitologia grega, foi projetado por Dédalo. Durante um jogo com escorpiões gigantes, Annabeth e Percy encontram uma entrada para o Labirinto. Percy logo descobre que Luke usou a entrada e vai levar seu exército através do labirinto em linha reta no coração do acampamento. Annabeth também descobre que ela vai liderar uma missão, pela primeira vez em sua vida. Para entrar no Labirinto, Percy tem que encontrar um delta azul (Δ) (representando Dédalo) em uma passagem, tocá-lo, e então entrar no labirinto para encontrar Dédalo. Então Percy, Annabeth, Grover e Tyson sabem que o labirinto cresce por conta própria, e causando loucura que poderia levar à morte. Enquanto no Labirinto, eles (com Nico) descobrem Pã, e ele fala palavras de sabedoria a todos eles. Quando ele morre, parte do espírito do Pã entra cada um dos personagens, exceto em Nico. Percy mais tarde percebe que Pã falou com Nico. Posteriormente, Percy explode Mt. St. Helens e cai nas terras da ilha de Calipso, que mais tarde Annabeth descobre e fica com ciúmes.
       Usando o Labirinto, Percy tenta encontrar Dédalo usando o fio de Ariadne, (uma bússola que pode ajudar qualquer um a viajar através do labirinto sem se perder), e enfrentar e matar Luke, assim, frustrar a invasão do mesmo. Ele recebe a ajuda que precisa de uma garota mortal chamada Rachel Elizabeth Dare, que também pode ver um caminho no labirinto levando a Dédalo. Enquanto eles estão à procura do labirinto, Luke está deixando Cronos assumir o seu corpo, de modo que Cronos pode voltar completamente. Cronos descobre que Nico di Angelo é um filho de Hades e também poderia ser o filho da profecia. Cronos pega O fio de Ariadne de Dédalo que ele usa para levar seu exército para atacar o Acampamento Meio-Sangue. Grover provoca O Pânico (um grito que simboliza o deus selvagem Pã) para afugentar o inimigo. Após a batalha, Dédalo se sacrifica para fechar o Labirinto, que está ligada à sua vida. No final, os campistas se recuperam e se preparam para a batalha que esta por vir.


O Último Olimpiano
The Last Olympian

Detalhes: The Last Olympian, o quinto livro da série Percy Jackson & the Olympians, foi lançado nos Estados Unidos em 5 de maio de 2009 e no Brasil em 10 de agosto de 2010. Após afundar o Princesa Andrômeda, numa batalha que morre Charles Beckendorf, filho de Hefesto, e desmaiar, Percy Jackson acorda no reino de Poseidon (sob ataque do titã Oceano) volta para o Acampamento Meio-Sangue, de onde sai em uma viagem para investigar o passado de Luke acompanhado por Nico di Angelo, que culmina no mergulho de Percy no rio Estige e descobre que Luke também o fez antes de ser possuído por Cronos. Depois disso, Percy começa a organizar a defesa de Nova York uma vez que os Olimpianos estão lutando contra o titã, Tifão, o Olimpo esta parcealmente protegido, então começam uma série de batalhas que esgotam os defensores, que apesar de auxiliados por quase todas as estátuas da cidade não conseguem resistir a tantas baixas, porém Quíron consegue reforços e os campistas do chalé de Ares se envolvem na luta, mas mesmo assim os defensores acabam encurralados no Empire State enquanto os deuses acabam por recuar em sua luta contra Tifão até as cercanias de Manhattan, porém Hades entra na luta do lado de fora do edifício (que está protegido para impedir a chegada de reforços para a já falida resistência), logo porém Cronos e Ethan Nakamura se deparam com a resistência final: com o Olimpo em ruínas, só restava defender os Tronos de poder, no entanto a Grande Profecia não se aplica totalmente para Percy mas em parte para Luke também. Luke, possuído por Cronos, eventualmente fica chocado e volta para seu estado normal quando Annabeth o lembra da promessa que ele fez a ela muito tempo atrás, de que eles seriam uma família. A 'lâmina maldita' da profecia era a faca que Luke deu para Annabeth, pois Luke não cumpriu a promessa de protegê-la. Poseidon entra na luta contra Tifon e os Olimpianos agora reforçados o derrotam. Luke se mata atingindo seu ponto fraco com a lâmina de Annabeth dada por Percy. A grande profecia depende da decisão de Percy de entregar a faca a Luke ao invés de lutar contra ele. Os deuses privilegiam Percy com um desejo. Percy faz os deuses prometerem pelo rio Estige que eles vão reconhecer todos os seus filhos quando fizerem treze anos. Ele também pede para construírem chalés para os deuses menores, como Hécate e Morfeu e para os filhos de Hades no Acampamento Meio-Sangue. Ele prefere fazer este desejo a ganhar imortalidade. Tyson torna-se General do exército de Ciclopes por desejo de Poseidon, e a arma que ele pede é um novo bastão (de beisebol).
     Grover recebe um lugar no Conselho de Anciãos de Casco Fendido, se torna o novo Senhor da Natureza nomeado por Dioniso e acaba desmaiando de surpresa. Annabeth começa a reconstruir o Olimpo como a nova arquiteta oficial dos deuses a pedido de sua mãe Atena e Rachel Elizabeth Dare se torna o novo oráculo. Percy e Annabeth começam a namorar depois do seu segundo beijo, que alguns campistas intrometidos flagram, Percy reclama e os jogam no lago de canoagem, onde Percy diz que aquele foi "o melhor beijo subaquático de todos os tempos", e Rachel vai para a Academia de Moças de Clarion, já que prometeu a seu pai, Willian Dare.


- Desenvolvimento e Origem -

       O desenvolvimento, tanto para The Lightning Thief quanto para a série como um todo, começou quando Riordan começou a fazer histórias para seu filho Haley, que havia recentemente sido diagnosticado com TDAH e dislexia. Seu filho estava estudando mitologia grega, em segundo grau e pediu que seu pai escrevesse histórias de ninar baseadas em mitos gregos. Riordan tinha sido um professor de mitologia grega no ensino médio há muitos anos e foi capaz de lembrar-se de histórias o suficiente para agradar o filho. Riordan logo começou a escrever mitos sobre seu filho, em seguida, pediu-lhe que fizesse novos contos, dessa vez usando os mesmos personagens dos mitos gregos e adicionando novos. Assim, Riordan criou o personagem fictício Percy Jackson e fez a história de como ele iria viajar através dos Estados Unidos para recuperar o raio de Zeus. Depois que ele terminou de contar a história para seu filho, ele então pediu que seu pai lhe escrevesse um livro baseado em aventuras de Percy.
       Em junho de 1994, Riordan tinha completado seu manuscrito e começou a procurar agentes. Durante esse tempo, ele visitou várias faculdades locais à procura de bons editores até que ele finalmente encontrou um agente. Enquanto ele deixou seu manuscrito com seu agente e editor para revisar, Riordan pediu para alunos do ensino fundamental e ler e darem a sua crítica. Finalmente, ele ganhou a sua aprovação, e com a ajuda dos alunos, surgiu o nome do livro. Em junho de 1997, Riordan assinou com a Bantam Books para preparar o livro para publicação.20 Em 2004, o livro foi vendido para a Miramax Books por dinheiro suficiente para Riordan deixar o emprego para se concentrar na escrita. Depois que foi lançado em 28 de julho de 2005, vendeu mais de 1,2 milhões de cópias. O livro foi lançado em várias versões, incluindo edições de bolso, capa dura e áudio. Tem sido traduzido para vários idiomas e publicados em todo o mundo.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario